Há quase 10 anos, Palmeiras derrotava Figueirense de Dorival

Figueirense e Palmeiras, que se enfrentarão neste domingo, dia 28, pelo Campeonato Brasileiro, jogaram oito vezes na história da competição no palco da partida desta 25ª rodada, o estádio Orlando Scarpelli. Foram duas vitórias do Figueirense, um empate e cinco vitórias palmeirenses. A primeira dessas vitórias do Verdão ocorreu há quase 10 anos, no dia 14 de novembro de 2004. A situação do time era melhor: o resultado praticamente garantiu o Palmeiras de Estevam Soares na Libertadores 2005. O técnico do Figueirense era o atual treinador alviverde, Dorival Jr.

O único gol daquele jogo foi marcado aos 33 minutos do segundo tempo pelo atacante Thiago Gentil, contra um Figueirense que chegou a ficar dez jogos invicto no primeiro turno e liderar a competição por algumas rodadas. A partida teve uma dificuldade a mais para o Palmeiras: a expulsão do volante Marcinho Guerreiro.

Terminada aquela 41ª rodada do Brasileirão de 2004, o Palmeiras estava em terceiro lugar, oito pontos à frente do Juventude, o quinto colocado, primeiro time fora da zona da Libertadores. Passaram a faltar apenas 12 pontos em disputa para cada equipe. A vaga acabou confirmada com tranquilidade nas rodadas seguintes. O Verdão, que recém voltava da Série B, encerrou a competição em quarto lugar. Para o técnico daquele Palmeiras, foi uma campanha de superação.

- Perdi três jogadores no primeiro turno: o (Vágner) Love, vendido, e o Marcos e o Munhoz, machucados. Mas o time era muito guerreiro. O trabalho foi bom - recorda Estevam.

Estevam Soares havia assumido o comando técnico do Palmeiras na oitava rodada – com 23 clubes, o campeonato tinha 46 rodadas no total. O treinador estreou com uma vitória de 2 a 0 sobre o Coritiba. Em 39 jogos dirigindo o clube na competição, Estevam contabilizou 19 vitórias, 11 empates, 9 derrotas, com um aproveitamento de 58%.

O técnico Estevam Soares foi sondado, recentemente, pelo Guarani/SP, antes de o clube de Campinas acertar com Marcelo Veiga. O clube mais recente de Estevam foi o CSA/AL, no primeiro semestre de 2014.

Figueirense 0×1 Palmeiras – 14/11/2004
Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Público total: 14.464. Público pagante: 12.962. Renda: R$ 115.943,00
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS)
Gol: Thiago Gentil, aos 33 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Márcio Goiano, Cléber, André Santos, Bilu e Jeovânio; Corrêa e Magrão. Cartão vermelho: Marcinho Guerreiro

Figueirense: Edson Bastos; Paulo Sérgio (Nenê), Márcio Goiano, Cleber e André Santos; Jeovânio, Carlos Alberto, Bilu e César Prates; Alexandre Gaúcho e Genilson (Marlon). Técnico: Dorival Júnior

Palmeiras: Sérgio; Daniel, Nem e Gabriel; Baiano, Correa, Marcinho Guerreiro, Magrão e Xavier (Alceu); Ricardinho (Elson) e Thiago Gentil (André Rocha). Técnico: Estevam Soares

Foto: Arquivo pessoal

Comentários