Loucos por figurinhas trocam na biblioteca

JULIANO: colecionador já está completando seu 3º álbum 
Canoas - Nem a chuva forte que caiu ontem à tarde impediu que dezenas de colecionadores fossem até a Biblioteca Municipal João Palma da Silva, no Centro, para trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2014. Entre 16 e 19 horas, o movimento foi intenso. Tanto que o gestor do local, Nelson Oliveira, já garantiu novo encontro na próxima quinta-feira, no mesmo horário.

Colecionando há dois meses, o empresário Juliano Veiga, 33 anos, foi até o local com mais de mil figurinhas repetidas e ajudou muita gente a encaminhar o fechamento do álbum. Ele está completando seu terceiro e estava acompanhado da filha Andrielly, 13. “Após completar meu álbum, me dediquei ao da filha. Agora, estamos fechando o da minha esposa”, comentou.

Em três mesas, os colecionadores se juntavam com seus cromos e pedacinhos de papel, que indicavam os números das figurinhas faltantes e repetidas. Mania em todo o País, o álbum da Copa conta com mais de 600 adesivos. “Perdi as contas de quanto dinheiro já gastei”, disse Juliano, que vai a encontros de trocas frequentemente.

Vovó completa álbum do neto

Chegaram ontem nas bancas um kit com 71 adesivos com aqueles jogadores que foram convocados e não estavam no álbum. Eles têm a mesma numeração que a dos atletas que ficaram de fora, caso de Robinho, por exemplo, que deu lugar a Hulk, no livro. Cada kit custa R$ 10,50.

E a paixão de colecionador, assim como pelo futebol, não tem idade. A dona de casa Alda Flores de Oliveira, 62, foi em busca de figurinhas para o neto Gabriel, de 12 anos. “Cheguei aqui faltando sete e consegui seis. Semana que vem estarei de volta para completar”, garantiu. Além das trocas, alguns colecionadores vendem e compram os cromos pelo mesmo preço das bancas, ou seja, 20 centavos cada (o pacote com cinco custa 1 real).

Foto: Paulo Pires/GES

Comentários