DIEGO CABRERA | Coordenador diz que ‘alma copeira’ do Grêmio está de volta às categorias de base

Foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports | Arquivo
Por @KokkaSports 

Com a classificação à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, o Grêmio ao menos iguala sua melhor campanha dos últimos seis anos na competição – em 2012, terminou em segundo lugar. Para chegar à decisão, o Tricolor precisou segurar o ímpeto do Cerâmica. O empate em 0 a 0, combinado com a vitória de 1 a 0 em Gravataí, foi suficiente para a classificação.

- Enfrentamos muitas dificuldades dentro do jogo. Foi preciso sermos muito inteligentes e competentes para chegar à final. É a “alma copeira” do Grêmio voltando às categorias de base – avalia o Coordenador Técnico do Departamento de Formação do Grêmio, Diego Cabrera.


Pelos resultados da primeira rodada das semifinais, estava se desenhando uma final com dois clássicos Gre-Nais. Mas o São José surpreendeu o Inter e venceu por 2 a 1, em Alvorada.

- Tenho certeza que serão dois grandes jogos. O São José tem uma equipe muito competitiva e está muito bem treinada. Fez uma excelente competição. Mereceu chegar – afirma Cabrera.

Dentre os destaques do Grêmio sub-20 no Gauchão estão o zagueiro Mancini, filho do técnico Vágner Mancini; o lateral-esquerdo Marcelo Hermes, que mandou para a reserva Jardiel, trazido do Londrina; o meia Leandro Canhoto, ex-Brasil de Pelotas; e o atacante Felipe Ferreira.

Além da promissora categoria sub-20, o Grêmio apresentou este ano uma boa “safra” sub-17, vicecampeã da Copa do Brasil. A equipe teve, ainda, o artilheiro da competição, o atacante Erick. O clube teve três atletas convocados para a Seleção Brasileira sub-19 visando a Panda Cup, na China. Eram quatro atletas do Grêmio na lista inicial da Seleção sub-21, que está no Torneio de Toulon, na França. Um deles, que segue na equipe, é o meia-atacante Luan, a revelação gremista da temporada, buscado no América/SP em 2013 pelo Departamento de Formação do Tricolor.

Comentários