Jovem liderança no futebol de Canoas

Canoas - Canoense de carteirinha, Fabrício Souza da Silva mora na mesma residência desde que nasceu, no bairro Mathias Velho. De fala mansa e com a serenidade de um líder, um dos maiores reveladores de talentos do futebol criados no Município vive a expectativa de disputar como técnico, pela primeira vez, um estadual da categoria juvenil organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Com 35 anos, o jovem treinador do projeto que leva seu nome coleciona títulos e momentos marcantes. Da casamata, Fabrício viu seus comandados conquistarem a Copa União e o vice do Encosta da Serra, em 2013, o título da Copa Cidade Verde (sub-15), em 2010, entre tantas outras faixas e trofeus.


TÉCNICO DESDE OS 17 ANOS

Crédito da foto: Paulo Pires | GES
Como decidiu se tornar treinador ainda jovem?

Fabrício Souza - Comecei acompanhando meu pai, atleta amador. Com 11 anos, cheguei na escolinha do Rio Grande. Aos 14, fui colocado para fora de casa e passei a morar na sede do Pirquim (clube referência na cidade nos anos 90). Aos 17 anos, já era técnico da categoria mirim.

De onde surgiu a ideia do Projeto Fabrício Souza? 

Souza - Após treinar equipes de base, fui para o Cerâmica e, em seguida, comandei um time de Toledo (PR). Lá, passava noites em claro arquitetando o projeto e com a certeza de que precisava voltar para minha cidade natal. Em 2007, pude lançar o PFS e hoje temos 160 meninos desde a categoria sub-10 até a sub-17.

Quais jogadores conhecidos passaram pelo teu comando? 

Souza - São muitos atletas que iniciaram aqui e hoje fazem sucesso no futebol. Anderson Pico e Marcelinho (ex-Grêmio); Muriel (Inter); Arghus (Maribor-Eslovênia); além de muitos que estão na porta de entrada do profissional em grandes clubes do Brasil e exterior.

Como vê a possibilidade de treinar o Canoas no Gauchão sub-17?

Souza - É um desafio, um novo patamar. Me preparei a vida toda para representar a cidade num estadual da FGF e agora recebi esta oportunidade do Canoas Sport Club. Jogar dentro do Mathias Velho será muito importante para os meninos do Projeto.

Perfil publicado na contracapa do Diário de Canoas de 21 de abril de 2014

Comentários