TÚLIO FLORES | Preparador físico da equipe sub-20 do Juventude é o novo reforço da Kokka Sports

Créditos: Arquivo pessoal | Divulgação | Kokka Sports
Jovem profissional multicampeão pela base do Grêmio FBPA, que atualmente integra a comissão técnica da categoria de juniores do Juventude de Caxias do Sul, passa a fazer parte do nosso time de assessorados.

Túlio Flores tem 32 anos, é graduado em Educação Física pela UFRGS e iniciou a carreira nas categorias de base do Grêmio, onde permaneceu até janeiro deste ano.  Em mais de uma década de clube passou por praticamente todas as equipes, colecionando inúmeros títulos.  Entre as conquistas estão a Copa Votorantim de 2008, espécie de Campeonato Brasileiro da categoria sub-15, e a Raiffeisenbank Vorallgäu Cup, competição juvenil disputada na cidade de Amtzell, na Alemanha, em 2012. Este triunfo internacional ficou bastante conhecido por ter apresentado o jovem Yuri Mamute como melhor jogador do torneio. Túlio era o preparador físico da equipe campeã.


Em busca do bicampeonato gaúcho

No início de 2014, juntamente com o técnico Tiago Nunes e o treinador de goleiros Lenon Vittola, ambos com passagem pela dupla Gre-Nal, Túlio Flores começou a trajetória no alviverde caxiense, que tem como principal meta manter a hegemonia no Rio Grande do Sul, já que o Juventude é o atual campeão gaúcho, feito conquistado sobre o Internacional, em 2013.

A campanha em busca do bicampeonato iniciou no dia 19 de março – dia que marcou a estreia de Túlio com a camisa do Ju – e já conta com duas vitórias em dois jogos. Na rodada inaugural, o Juventude aplicou 3 a 1 sobre o São Paulo de Rio Grande, em Caxias do Sul. Depois, os três pontos vieram fora de casa, ao bater o São Luiz por 1 a 0, num campo completamente encharcado pela chuva. Além da dupla Gre-Nal, o time de Túlio Flores é o único 100% na competição.  O próximo desafio é na quarta-feira (26), quando o time vai a Igrejinha enfrentar o time local, a partir das 19h30min.

O time da Serra Gaúcha está empatado em pontos com o Internacional no Grupo A, perdendo a primeira posição apenas nos critérios. Além das duas equipes, a chave conta ainda com Veranópolis, São José-POA, Aimoré, Lajeadense, Brasil-PEL e Grêmio Osoriense.  O outro grupo, que tem o Grêmio liderando isoladamente com seis pontos, tem Cerâmica, Igrejinha, Cruzeiro-POA, Novo Hamburgo, Canoas, São Paulo-RG e São Luiz.

O campeonato deste ano terá os mesmos moldes do certame regional disputado pelos profissionais. As 16 equipes são divididas em dois grupos de oito. Na primeira fase, em turno único, todas se enfrentam num total de 15 partidas para cada uma. Os quatro primeiros colocados de cada chave garantem classificação à etapa seguinte. As fases subsequentes tem caráter eliminatório, apenas as quartas de final serão disputadas em jogo único. As semifinais e a decisão serão realizadas em jogos de ida e volta, com a segunda partida sendo disputada na casa da equipe de melhor campanha na classificação geral.

Vale lembrar que disputam o estadual de juniores as mesmas equipes que atuam no Gauchão de profissionais. No entanto, como Esportivo, Caxias, Passo Fundo e Pelotas abriram mão de participar, Canoas, Cerâmica, Igrejinha e Osoriense herdaram as vagas, que tem como critério para preenchimento em caso de desistências, a campanha realizada no estadual do ano anterior.

Confira alguns dos títulos de Túlio Flores à frente das categorias de base do Grêmio, antes de se transferir para o Juventude:

2013 | Campeão Estadual Sub-15 – FGF
2012 | Campeão da Raiffeisenbank Vorallgäu Cup – Alemanha
2012 | Campeão da Copa Carpina Sub-16
2010 | Campeão Brasileiro Sub-16 – SC CUP
2009 | Campeão Gaúcho Sub-15 – FGF
2009 | Campeão Adidas CUP
2008 | Campeão Brasileiro Sub-15 – Votorantim

Comentários