CRISTIAN DE SOUZA | Sub-20 do Figueirense terá estreia de técnico estudioso e ‘antenado’

Crédito: Luiz Henrique | Figueirense | Kokka Sports | Divulgação
O Figueirense terá, neste sábado, em sua categoria sub-20, a estreia oficial do técnico Cristian de Souza. Às 15h30min, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense da categoria, o Figueira enfrentará o Marcílio Dias, no Campo da Lagoa, em Piçarras. O árbitro será Cinésio Mendes Júnior. Disputam a competição os mesmos dez clubes da primeira divisão de profissionais. Todos se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam.


Cristian tem vasta experiência em competições de base, desde 2001, quando começou a trabalhar com os times menores do Esportivo, de Bento Gonçalves/RS. Chegou até os profissionais do clube, mas retomou o trabalho com os jovens no Grêmio, onde trabalhou entre 2009 e 2012, tendo treinado desde a equipe sub-17 até o elenco B do Tricolor. Nos anos seguintes, trabalhou no Fragata/RS, clube do ex-volante Emerson (Grêmio, Santos, Real Madrid, Milan, Seleção Brasileira…), onde comandou o time sub-17 e foi coordenador técnico. Emerson visitou Cristian, nessa semana, no CFT do Cambirela, em Palhoça.

PARA VER E APRENDER

Cristian, hoje com 33 anos de idade, foi um meia-atacante que abandonou cedo os gramados. Atuou nos interiores gaúcho e paulista, além de ter sido atleta profissional de futsal. Tornou-se um estudioso do futebol. Ele mantém um canal no YouTube com vídeos de modelos de jogo. Dentre os temas que Cristian de Souza aborda estão a transição defensiva, a tática individual “um contra um” e o aquecimento tático. Num dos vídeos, ele analisa taticamente a final do Mundial Interclubes de 2011 entre Santos e Barcelona.

Os vídeos sempre foram úteis na carreira de Cristian de Souza. Quando foi coordenador técnico do Pelotas/RS, providenciava uma edição de momentos cruciais no primeiro tempo para apresentar aos atletas nos intervalos dos jogos. Através de imagens do que havia ocorrido em campo minutos antes, os jogadores identificavam erros de posicionamento e espaços a serem explorados.

Para acessar os vídeos do treinador no YouTube basta procurar pelo canal czouza1.

Comentários