Última cartada para tentar trazer seleção

ULBRA: Complexo é o CT que a cidade oferece para atrair Argélia na Copa do Mundo. Crédito: GES/Arquivo
MORENO CARVALHO 

Canoas - Em reunião marcada para as 8h30 de hoje, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, Canoas colocará na mesa suas últimas cartas na tentativa de atrair uma seleção que disputará a Copa do Mundo 2014. E a Argélia é a esperança do Município em contar com um País participante do evento mais importante do esporte mundial treinando no Complexo Esportivo da Ulbra. Mesmo que, no início do ano, a imprensa do centro do Brasil tenha noticiado a opção argelina pela cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) luta, até o último instante, para convencer os africanos de que Canoas oferece melhores condições para abrigá-los.

No encontro estarão presentes o governador do Estado, Tarso Genro; prefeito de Canoas, Jairo Jorge; embaixador da Argélia no Brasil, Djamel Eddine Omar Bennaoun; e o ministro da embaixada, Messaoud Akerroun. Além de formalizar o convite aos argelinos para que a seleção daquele País utilize a estrutura da Ulbra durante a Copa, uma visita ao Complexo deverá ocorrer em seguida. Embora todas as seleções já tenham indicado preliminarmente onde ficarão hospedadas, a Fifa colocou como prazo final o dia 31 de janeiro para que sejam anunciadas trocas.

Argélia terá jogos nas proximidades

De acordo com os secretários municipais da Copa, Marcos Vinicius Machado e das Relações Internacionais, Deise Martins, que também estarão presentes na reunião, a ideia é que a equipe da África do Norte fique em Canoas, justificando, assim, o trabalho feito em conjunto para que a cidade fizesse parte, de fato, do roteiro da Copa do Mundo do Brasil. A Argélia está no Grupo H da competição e fará sua estreia em Belo Horizonte, dia 17 de junho, contra Bélgica. No dia 22, virá à Porto Alegre enfrentar a Coreia do Sul. Por fim, encerra a sua participação na fase de grupos contra a Rússia, dia 26, em Curitiba. Caso fique em segundo lugar na chave, a Argélia retorna à capital gaúcha na fase de oitavas de final, dia 30 de junho.

JÁ FOI NOTÍCIA

Na edição de 2 de janeiro, o Diário de Canoas publicou matéria sobre a visita do secretário extraordinário da Copa, Marcus Vinícius Machado, ao ministro conselheiro da embaixada da Argélia. O encontro ocorreu em Brasília e contou também com a presença do deputado federal Marco Maia. Na oportunidade, foram apresentadas informações técnicas sobre a cidade e o CT da Ulbra.

Comentários