ANDRÉ JARDINE | Grêmio vence e avança às semifinais da Copa Santiago

Crédito: Rafael Nemitz | Kokka Sports | Divulgação
No escaldante calor da tarde desta quarta-feira, 22, o Grêmio sub-17 do técnico André Jardine venceu o Independiente Del Valle do Equador por 2 a 0 e garantiu vaga entre os quatro melhores da competição.

A temperatura elevada de 37 graus centígrados fez cair muito a intensidade da partida, pois as duas equipes não conseguiram imprimir velocidade, uma característica que se viu em outros jogos. Inclusive, foram necessárias duas paradas técnicas para hidratação, uma em cada tempo.


O JOGO

Depois de um início equilibrado, com uma chance clara para cada lado, o Grêmio abriu o placar aos 17 minutos da primeira etapa. O meia Lima lançou em diagonal o camisa 11 Vico, que entrou pelo lado direito, invadiu a área e arrematou de pé esquerdo na saída do goleiro Javier para marcar o segundo gol dele na Copa Santiago.

O gol deu tranquilidade à equipe gaúcha, que passou a trocar passes para valorizar a posse da bola e, assim, amenizar os efeitos do calor. No entanto, no intervalo, mesmo com a vantagem conquistada na etapa inicial, o técnico André Jardine mostrou respeito ao adversário e falou em aumentar o ritmo. “O time está bem, controlou bem as ações. Mas o Independiente é perigoso, fez bons jogos durante a competição. Precisamos continuar focados na busca do segundo gol para termos mais tranquilidade”, avaliou.

E o pedido de Jardine foi atendido aos 15 minutos da segunda etapa. Numa bola cruzada, o centroavante Nicolas Careca matou no peito, ajeitou e de pé direito disparou para aumentar a vantagem gremista. 2 a 0.

Depois do gol, Jardine fez valer a qualidade do grupo. Pensando na fase seguinte, promoveu cinco substituições para evitar um desgaste ainda maior, já que pouco mais de 24 horas separam um jogo do outro.

Ao final da partida o técnico tricolor avaliou o desempenho dos seus comandados. “Demos um passo importante. Sabíamos da dificuldade. Acompanhamos o Independiente e vimos um time veloz, perigoso. Mas soubemos controlar o jogo. A equipe foi madura, soube valorizar a posse da bola e se poupar em determinados momentos”.

SEMIFINAL É NESTA QUINTA, ÀS 22 HORAS

Agora, o Grêmio aguarda o vencedor de Corinthians e Guarani do Paraguai, que também jogam nesta quarta, 22, às 22h. Questionado sobre preferir este ou aquele, Jardine foi taxativo. “Quem vier, veio! Viemos aqui para nos apresentar e vencer, independente do adversário. Não dá para escolher”.

A semifinal entre Grêmio e o ganhador deste duelo será às 22h, desta quinta, 23. Independente do adversário, Jardine saudou o horário da partida. Hoje, com este forte calor, a nossa intensidade caiu muito. “Esperamos que amanhã, com uma temperatura mais amena, consigamos recuperar o nível de apresentação que tivemos nas vitórias diante do Inter e do São José, nas duas primeiras rodadas”, disse.

ÍDOLO GREMISTA NAS ARQUIBANCADAS

O ex-goleiro Danrlei esteve presente no Estádio Alceu Duarte de Carvalho para prestigiar a competição, da qual foi vice-campeão da primeira edição, em 1989 - Grêmio perdeu a final para o Nacional do Uruguai.

No intervalo do jogo, o ex-goleiro revelou que considera importante valorizar a formação de jovens atletas. “Todos sabem da minha identificação com o Grêmio. Um dia quero fazer parte da gestão do clube e é preciso conhecer profundamente as categorias de base para promover as mudanças que entendo necessárias para revelar os craques de que tanto precisamos”, afirmou.

Comentários