Coluna do Esporte: 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014

Ano fraco do futebol

A temporada 2013 não foi das melhores para o futebol profissional da cidade. Rebaixado de forma vexatória do Gauchão Série A, o Canoas Sport Club teve apenas destaques negativos na mídia estadual. A começar pela baixíssima média de público, passando pelos salários atrasados e encerrando a competição com jogadores se negando a entrar em campo, sendo goleado por 6 a 0 para o São Luiz (foto). Na base, não passou da primeira fase em um torneio sequer. Disputou estaduais sub-17 e sub-20 e copas sub-17 e sub-19.
Foto: Vinícius Carvalho/GES-Arquivo
O que esperar de 2014?

O Ano Novo se inicia e o Canoas não tem técnico, jogadores e sequer um campo para mandar seus jogos. Embora o presidente do clube, Felipe Martini, dê como certa a participação na Divisão de Acesso, os rumores são fortes de que o Canoas possa desistir da competição. Na semana passada, o presidente da FGF, Francisco Novelletto, afirmou que o clube tem até o dia 10 de janeiro para informar onde jogará. Caso contrário, estará fora do campeonato que inicia dia 23 de fevereiro.
Foto: Paulo Pires/GES-Arquivo
Surge uma esperança

Se no Canoas o clima é de indefinição, a cidade tem outra esperança para o ano que se inicia. Profissionalizado no segundo semestre de 2013, o Estância Velha, que conta com patrocinadores, apoio da Prefeitura e tem uma história no futebol amador, pode ser uma grata surpresa na Série C do Gauchão, que inicia em março. Com mais tempo e recursos para formar o elenco, 2014 pode ser uma temporada histórica para o clube que não representará mais apenas seu bairro e sim a cidade toda. Em 2013, já como profissional, disputou a Copa FGF Sub-19 (foto).

Onde eles atuarão?

Candidata a Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo 2014, por ter um Complexo Esportivo de rara qualidade, Canoas não oferece aos seus clubes outro local que obedeça às exigências da Federação Gaúcha de Futebol para receber jogos da Divisão de Acesso e Segundona. O Canoas diz que poderá jogar em outro município enquanto o Estância espera adequar algum campo dentro da cidade. O poder público afirma ser onerosa a instalação de arquibancadas móveis no Centro Olímpico Municipal.

Comentários