ANDRÉ JARDINE | Vice-campeão em 2012, técnico aponta promessa do Grêmio para o Brasileiro sub-20

Crédito da foto: Luciano Gasparini | Kokka Sports
Quinto colocado em 2011 e vice-campeão em 2012 com o Internacional, o técnico André Jardine não irá disputar o Brasileirão sub-20 nesta temporada. Ele está no sub-17 do Grêmio, que se prepara para a Copa Santiago, em Janeiro. O Tricolor será comandado, no campeonato nacional júnior, pelo ex-jogador Marcelo Mabília. Mas, mesmo na categoria juvenil, Jardine colabora para o que, espera, seja o sucesso gremista no Brasileiro. O sub-17 cedeu ao time sub-20 o atacante Everton.

- É atacante de lado. Fez gols em todos Gre-Nais este ano, inclusive no último, pela sub-19 - diz Jardine.

Everton Sousa Soares, 17 anos, nascido em 1996, foi trazido do Fortaleza, que enfrentou o Grêmio na Copa Carpina 2012, no Nordeste. De acordo com a imprensa cearense, o Tricolor adquiriu 90% dos direitos econômicos de Everton por cerca de R$ 250 mil.

APROVEITAMENTO DE 72,2%

No comando da garotada colorada, Jardine venceu todos os jogos da primeira fase do Brasileiro sub-20, em 2011. Acabaria perdendo para o Fluminense nas quartas-de-final, mas revelando nomes como Eduardo Sasha, hoje no Goiás; Dellatorre, do Atlético-PR; e Fred, que está no Shakthar Donetsk. No ano seguinte, o sub-20 colorado, do técnico Jardine, seria primeiro colocado de seu grupo na primeira fase e terminaria a competição em segundo lugar, só atrás do Cruzeiro. Na soma das duas participações, o Inter de Jardine disputou 12 partidas. Venceu oito, empatou duas e perdeu duas. O aproveitamento foi de 72,2%. Foram 23 gols marcados - praticamente dois por jogo - e nove sofridos - 0,75 por partida.

EM BUSCA DO TRI

O Brasileiro sub-20 acontece desde 2007 no Rio Grande do Sul. A edição 2013 começa dia 5 de Dezembro, com todos os jogos marcados para a região metropolitana de Porto Alegre. Ele será disputado por 20 clubes, 19 da Série 'A' e um que disputou a Série 'B', o Palmeiras. O Grêmio, de Mabília, está no grupo 'C', com Cruzeiro, Botafogo, Atlético-PR e Criciúma. O Tricolor é o segundo maior campeão, com dois títulos, um a menos que o Cruzeiro.

Comentários