Atletas fazem rifa para custear viagem

ULBRA: time bancará própria viagem para o Brasileiro. Foto: Paulo Pires/GES
MORENO CARVALHO

Canoas - Campeão gaúcho universitário, o time de futebol da Ulbra disputará entre os dias 11 e 16 de novembro, na cidade de Uberlândia (MG), o Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo. No entanto, a caminhada para a conquista inédita começará mais cedo. De acordo com o técnico Jardel Machado, a maioria do grupo sairá de Canoas rumo ao triângulo mineiro pelo asfalto. “Seis irão de avião, mas os outros 21 membros da delegação irão fazer a viagem de microônibus”, conta o treinador que levará 21 atletas e seis integrantes da comissão técnica. Apesar das dificuldades em conseguir apoio, a Ulbra confirmou a participação na competição com o pagamento da taxa de inscrição. Já as despesas com hospedagem ficarão por conta da Confederação Brasileira de Desportos Universitários.

Os Jogos Universitários Brasileiros acontecem em Goiânia (GO) e todos os atletas gaúchos viajaram com voo fretado custeado pela Fundergs. O futebol de campo é a única modalidade que acontecerá em outra cidade e também a única que ficou sem apoio financeiro para o deslocamento. “Promovemos uma rifa e, dos 5 mil reais que precisamos, ainda faltam 2 mil. Estamos correndo atrás de apoiadores”, ressalta Jardel Machado.

Na busca por conquista inédita

Esta será a segunda participação da Ulbra na competição nacional. A equipe disputou o Brasileiro em 2011, em São Paulo, quando ficou com a oitava colocação. Neste ano, a disputa será entre 16 equipes que se dividirão em quatro grupos, passando as duas primeiras de cada chave para os mata-matas das quartas de final. Com início previsto para o dia 11 de novembro, um congresso técnico, dia 10, definirá os confrontos da primeira fase. O campeonato se encerra no dia 16. “Estamos mais preparados em relação a 2011. O time está mais qualificado, hoje contamos com nove atletas que já passaram por equipes profissionais e isso faz a diferença”, comenta o técnico.

Técnico tem trajetória vencedora

Em julho, sob o comando de Jardel Machado, os canoenses conquistaram o Gauchão pela segunda vez. Além deste, o treinador acumula  mais dois títulos em sua curta carreira: campeão municipal sub-20, em 2011, e campeão da Copa Integração, este ano, além do vice Estadual de 2012. Cursando Educação Física na Ulbra, Jardel deverá se formar no meio do ano que vem, habilitando-se à carreira profissional. “Levo comigo este sonho mas, no momento, estou focado em ajudar esta equipe a fazer história”, enfatiza. Na fase de preparação, o time tem treinado quatro vezes por semana. Hoje, às 17h30, realiza amistoso com o Canoas, no Complexo Esportivo.

Comentários