Futebol de resultado

Grêmio empatou com o Corinthians fora de casa. Foto: Agência Estado
Jogando com o regulamento embaixo do braço, o Grêmio entrou no Pacaembu para o primeiro tempo da decisão com o Corinthians por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Experiente em mata-mata, o Tricolor tratou primeiro de não levar gol para decidir no segundo jogo, na Arena, diante do seu torcedor. E foi exatamente o que aconteceu. Bem postado dentro de campo, o time de Renato neutralizou o ímpeto ofensivo do Corinthians e garantiu o empate em zero a zero chegando vivo para o segundo confronto.

Futebol de resultado 

O Grêmio, assim como no Brasileirão, mostrou ser um time forte na marcação e que sai com segurança para atacar. O estilo que deu muitos títulos ao clube na década de 90 está de volta. Enfrentando um grande time, foi implacável, não deu espaços e garantiu um bom resultado. As opções de Renato no banco são muitas e o grupo parece estar fechado com o treinador. Os resultados, bem ou mal, estão vindo. O Grêmio está no G4 no Brasileirão e tem a vantagem de decidir em casa uma vaga à semifinal da Copa do Brasil.

Troca do esquema 

Sem Saimon, Gabriel e Werley, Renato teve de abrir mão do seu preferido 3-5-2. Eis que o técnico gremista surpreendeu. Ao invés de ir para o tradicional 4-4-2, colocou o atacante Vargas, apostando num 4-3-3. Deu certo. Além de seguir defendendo bem, o time teve algumas chances de marcar e trouxe um bom resultado para Porto Alegre. Do outro lado, um adversário muito forte, jogando ao lado de uma torcida que apoiou do primeiro ao último minuto.

Vantagem tricolor 

Mesmo que o empate com gols dê a classificação ao Corinthians, o 0 a 0 foi bom para o Grêmio. Isso porque, no jogo de volta, o fator Arena deverá favorecer o Tricolor, que acumula bons resultados jogando em seu novo estádio. Ainda mais em Copa do Brasil, onde a tradição joga a favor. 

Vargas, o melhor

A pergunta que fica é: depois da boa atuação de Vargas entre os titulares, como Renato Portaluppi escalará o Grêmio daqui para frente? Insisto em afirmar que o chileno não pode ser reserva. Com as fracas atuações de Barcos, o técnico gremista deve repensar a situação. O certo é que o 3-5-2 deverá perdurar até o fim da temporada.

Próximo jogo 

Agora o foco volta para o Campeonato Brasileiro. No domingo, às 16 horas, o Tricolor enfrenta o São Paulo, no Morumbi. O jogo de volta contra o Corinthians será no dia 23 de outubro, na Arena.

Comentários