Vôlei terá projeto para formação de talentos

CARLÃO: técnico vem treinar base do Canoas. Foto: Divulgação
MORENO CARVALHO

Canoas - Um trabalho a longo prazo, amplo e que servirá para a formação de jogadores para e equipe profissional, evitando que promessas gaúchas migrem para o centro do País atrás de oportunidade. Assim pode ser resumido o projeto social de categorias de base do Canoas Vôlei, que deve começar a ser posto em prática em maio. Conforme o técnico Paulão, faltam apenas alguns detalhes referentes à verba vinda do Ministério do Esporte, que já foi aprovada.

E um passo importante para o desenvolvimento do projeto foi dado. O clube acertou a contratação do técnico Carlão Mantovanelli. Aos 47 anos, o paulista com passagem por vários clubes de São Paulo — acabou de ser campeão paulista juvenil com o Santos — chega ao Estado no início do próximo mês. “Estou largando tudo aqui para encarar este grande desafio. O Canoas tem uma ótima estrutura e estou motivado e confiante”, comenta.

Em um primeiro momento, o Canoas trabalhará com jovens das categorias infanto (de 15 a 17 anos) e juvenil (de 17 a 20). O treinamento não visa a disputa de competições a curto prazo, mas a formação de atletas para o time principal.

Base e adulto juntos

Mantovanelli foi convidado por Paulão, amigos desde os tempos em que atuavam juntos pelas quadras do Brasil, defendendo o Maringá (PR). Ele ressalta a importância de haver equipe adulta no Canoas, que acaba motivando os atletas jovens, além do próprio treinador. “Além de ensinar o que aprendi aos mais novos, terei a oportunidade de aprender com a excelente comissão técnica que o clube possui”. No entanto, destaca que o foco é na base e lá está seu maior desafio. “A quantidade de jogadores formados no Rio Grande do Sul é enorme, mas, infelizmente, muitos saem cedo daqui. Agora ficarão com a gente”, exalta.

Novos profissionais à caminho

“O projeto já era para ter iniciado, estamos no aguardo do depósito da verba federal”. É no clima de expectativa e ansiedade que Paulão projeta o início dos trabalhos de base do vôlei na cidade. Haverá núcleos de treinamento em escolas e um Centro de Excelência, no Unilasalle.

Conforme o técnico que é um dos idealizadores do Canoas Vôlei, a sistemática ainda está sendo definida, mas, a princípio,  Carlão Mantovanelli deve treinar o juvenil, além de ajudar na equipe adulta. “Traremos outros profissionais para comandar as demais categorias, de preferência gaúchos, já que temos ótimos técnicos aqui”.

Quanto ao grupo principal, a prioridade, segundo Paulão, é manter a comissão técnica da última Superliga. “Vamos buscar mais auxiliares para coletar mais informações sobre adversários e estatísticas”, destaca.

Comentários