Oriente lamenta perda de ídolo do passado

ALBERTO: em 1951, goleiro defendeu o Dragão
MORENO CARVALHO

Canoas – O futebol brasileiro perdeu um dos seus grandes atletas do passado. Faleceu na semana que passou o ex-goleiro do Grêmio heptacampeão gaúcho na década de 60, Alberto Silveira. Aos 74 anos, foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e, após 50 dias internado, sofreu falência múltipla dos órgãos. O que talvez muitos não saibam, é que o lendário arqueiro que chegou a defender a Seleção Brasileira, atuando na companhia de craques como o Rei Pelé, foi criado no Campo dos Eucaliptos, casa do Sport Club Oriente, o Dragão de Canoas. Conforme o presidente do clube, Marco Maia, Alberto saiu de lá para o futebol profissional, onde também jogou no Pelotas, Aimoré, e América (RJ). Maia comenta que no aniversário de oitenta anos do Oriente, o goleiro foi homenageado pela diretoria com a Menção Honrosa de Atleta Simbolo do Dragão. “Ao discursar aos orientistas disse que nunca deixou de falar que começou no clube sua vida no futebol, mesmo tendo saído de Canoas há muitos anos”, relembra.


Goleiras do clube levarão nome de Alberto
80 ANOS: homenagem
Conforme o presidente Marco Maia, o Oriente perde um dos seus ídolos, mas desfruta do prazer de tê-lo homenageado ainda em vida, na festa de 80 anos do clube, comemorados em janeiro deste ano. Contudo, as homenagens póstumas também irão ocorrer. “Em memória à ele vamos batizar as goleiras do Dragão serão denominadas 'Famoso Goleiro Alberto Silveira – 1937 + 2012'”, conta. Alberto foi considerado, em 1968, o melhor goleiro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o embrião do atual Campeonato Brasileiro.

Fotos: Divulgação

Comentários

  1. O goleiro Alberto Silveira, um dos melhores do Brasil nos anos 60, inclusive tendo jogado pela Seleção Brasileira e poderia ter sido o goleiro titular da Copa do Mundo de 1970, foi injustificadamente prejudicado em sua carreira pela direção do Grêmio devido um desacerto na renovação do contrato. I-N-J-U-S-T-I-Ç-A !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas do futebol, infelizmente. Obrigado pelo comentário, continue visitando. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!