Torcedor do Grêmio passa por baixo da roleta, agride funcionária e foge


Na tarde deste domingo (5/8) o Juizado Especial Criminal (JECRIM) registrou duas ocorrências envolvendo torcedores. O jogo entre Grêmio e Bahia foi realizado no estádio Olímpico e contou com a presença de 23.268 torcedores.



Ao tentar ingressar no estádio com sua carteirinha, um sócio tricolor foi barrado, pois o sistema informou que a carteirinha já havia sido utilizada. O torcedor passou por baixo da catraca, agrediu uma funcionária do clube e fugiu em seguida. A carteirinha ficou no local e o torcedor pôde ser identificado, mas não foi localizado, impedindo a realização da audiência. O processo foi redistribuído para o Foro Central e o torcedor será citado para comparecer no dia agendado.

A segunda ocorrência envolveu um torcedor flagrado portando substância proibida (maconha). Ele aceitou a proposta de transação penal oferecida pelo Ministério Público e deverá assistir a 12 palestras de conscientização sobre o uso de entorpecentes.

As audiências foram presididas pela Juíza de Direito Viviane de Faria Miranda.

Visita
Durante a partida, o posto do Juizado Especial recebeu a visita da Advogada Rebecca Polcz, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Ela assistiu à audiência e conversou com a Juíza Viviane, relatando os procedimentos adotados em seu país para infrações cometidas em eventos esportivos. Ela também estará presente na partida de quarta-feira (08/8), entre Internacional e Náutico, no estádio Beira-Rio. Polcz também irá preparar um relatório que será repassado a sua Universidade.

Competência                                                                                                
O JECRIM é responsável pelo atendimento de contravenções penais de menor potencial ofensivo que tenham ocorrido nos estádios de futebol de Porto Alegre, com pena máxima de dois anos, cumulada ou não com multa, como posse de drogas, arruaças, atos de vandalismo e violência e delitos de trânsito ocorridos antes, durante e após a disputa.

Situações que configurem crime com pena superior a dois anos, como, por exemplo, lesões corporais graves, são processadas pela Justiça Comum.

Número de casos
As audiências nos postos do Juizado nos estádios na Capital gaúcha já somam 861 atendimentos desde abril de 2008, sendo registrados 428 casos no Estádio Beira-Rio e outros 433 no Olímpico. Em Caxias do Sul, desde a implantação do JECRIM em 2010, foram 25 as ocorrências registradas em um total de 13 partidas.

Comentários