Adeus, mestre Cabral

CABRAL provou que, para ser isento, não é necessário esconder o time do coração
O rádio perdeu um grande jornalista, os amantes do futebol um mestre e eu, particularmente, o comentarista esportivo que ensinou o pouquissimo que sei sobre o esporte que mexe com nossos corações. Cláudio Cabral foi e continuará sendo o maior conhecedor do futebol no Rio Grande do Sul, dentro e fora de campo.

Sua experiência no meio político do futebol fez os ouvintes o admirarem por suas opiniões fortes e lúcidas, misturadas a informações que nenhum repórter poderia passar. Cabral era o contraponto do oba-oba, uma ideia sempre imparcial, mesmo com seu coloradismo declarado.

Conseguiu ser muito mais isento do que jornalistas cujo clube do coração ninguém desconfia qual é. Sempre objetivo, sem meias palavras e admitindo quando, raramente, errava em alguma avaliação. Tinha a humildade de mudar de opinião.

Enfim, desde os 15 anos de idade, quando passei a acompanhar diariamente a Rádio Bandeirantes, aprendi a admirar Cabral e a fazer rirem comigo meus familiares que, assim como eu, se divertiam com as tiradas mágicas do cronista.

Para  exemplificar estes momentos, relembro alguns:

Durante a cotação de um jogo entre Inter e Fortaleza, pela Copa do Brasil, onde o colorado saiu derrotado, ao ser perguntado sobre a nota do lateral Denílson, do Inter, Cabral foi enfático:

"MENOS UM (-1)! Não jogou nada e ainda foi expulso".

Em outros momentos, quando da má atuação de algum jogador:

"VAI LEVAR UM (1) PORQUE FARDOU!".

E nas tantas vezes em que a mídia endeusava um jogador e ele magistralmente dizia:


"ESSE AÍ É JOSÉ INÁCIO", dando a entender que se tratava de um vigarista da bola.

OREMOS pelo MESTRE.

FALEI E ASSINO EMBAIXO.

Comentários

  1. O Mestre foi um oásis de inteligência na crônica esportiva. Sua lucidez e conhecimento futebolístico jamais serão superados. Quando todos estavam apalermados com os acontecimentos, o Mestre dissecava a realidade com precisão cirúrgica e expunha a todos o que afinal estava acontecendo com o time em questão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!