O Gre-Nal e os comentaristas de resultado

Inter classificado à Pré-Libertadores 2012. De fato, a conquista da vaga é merecida. Creio eu, mais pelo demérito dos concorrentes do que por virtudes coloradas. É, mas nem todo mundo lembra do contexto, preferem analisar o último resultado. Por outro lado, o azul, o resultado de derrota no Gre-Nal serviu para "coroar" um ano de fracassos e decepções. Porém, se formos avaliar o jogo em si, não houve superioridade de qualquer um dos lados.
Damião, mais uma vez, não teve sucesso contra a zaga gremista
D'Alessandro é entitulado herói e homem Gre-Nal. Teve personalidade ao assumir a responsabilidade, é claro, mas não teve atuação tão destacada, assim como todo o time Colorado. No Grêmio não foi diferente.

Difícil é ver a cotação em jornais de grande circulação feitas por "especialistas". A nota de Fernando foi 6, enquanto jogadores que mal tocaram na bola ganharam 8 ou 9. Ora, até cego viu que Fernando foi o melhor jogador em campo, contando as duas equipes.

Mas aqui é assim. Se Rochemback não tivesse cometido pênalti em Oscar, certamente o jogo terminaria em 0 a 0 e as críticas ao lado vermelho seriam violentíssimas. D'Ale seria lembrado por não ter chutado sequer uma bola a gol. Damião execrado por mal ver a cor da bola e os laterias criticados por não apoiarem.

Com o 0 a 0, Roth seria elogiado pelo profissionalismo, Saimon, Mário, Vilson e Vitor os melhores em campo, junto a Fernando e Rochemback. Por outro lado, Dorival seria criticado por, por exemplo, não ter colocado Andrézinho (o exímio cobrador de bolas paradas) e Zé Roberto, visto a péssima atuação de Gilberto.

No etanto, caro leitor, vivemos em um ambiente onde a opinião é manipulada pelo resultado. Infelizmente não se falam as verdades quando um pênalti, por exemplo, decide o rumo de uma equipe. Ela é dada como merecedora e ponto final.

Não estou dizendo que o Colorado não mereceu vencer. Mas existem coisas que não podemos deixar passar em branco...

Comentários