Dois jogos para sair da zona morta

A vitória do Grêmio sobre o Avaí valeu muito mais do que os três pontos na tabela de classificação. Significou o adeus à possibilidade de rebaixamento e a reabertura do sonho do torcedor em ver o time repetir 2010, chegando à Libertadores. Roth até falou em título, o que nem ele deve acreditar, mas para efeitos motivacionais até é válido. Por enquanto, o Tricolor está na Zona Morta, ou seja, nem perto do Z-4, tampouco do G-5.

Mas o mais importante está por vir. Contra o Cruzeiro (2/10) e Santos (5/10), ambas partidas no Olímpico, o Tricolor poderá, fazendo seis pontos, entrar na luta por uma vaga entre os cinco primeiros. Hoje, encontra-se oito pontos atrás do último classificado. Vencendo as duas, diminuirá, no mínimo, três pontos neste abismo, pois o jogo contra os paulistas é atrasado e ninguém poderá pontuar nesta rodada.

Com a vitória de ontem, a distância para a Libertadores caiu 2 pontos, de 10 para 8. Se a tendência for confirmada na rodada em que enfrenta o Cruzeiro, o Tricolor poderá chegar, ao final destas duas partidas, a três pontos do G-5. 

Qualquer outra alternativa, que não resulte em seis pontos, fará do Grêmio um mero coadjuvante até dezembro, com um fim melancólico de um ano repleto de decepções.

Comentários