Sete ocorrências registradas no Beira-Rio em Inter x Flamengo

Na tarde fria do último domingo (21/8), sete ocorrências foram registradas pelo Juizado Especial Criminal (JECRIM) durante a partida entre Internacional e Flamengo. Válido pelo Campeonato Brasileiro de futebol, o confronto ocorreu no Estádio Beira-Rio e teve público total de 34.579 pessoas.Uma das audiências foi com um torcedor que estava causando tumulto. O Ministério Público pediu o arquivamento do caso como fato atípico e considerou que deixar de assistir ao jogo já foi  penalidade suficiente.

Outro torcedor quebrou uma cadeira do estádio e terá de pagar o valor de R$ 150,00 em cestas básicas para o Asylo Padre Cacique. O valor é equivalente ao da cadeira quebrada. Foi formulada uma Composição Cível e, como o infrator aceitou pagar a multa, o Clube decidiu não ajuizar ação criminal.

As demais ocorrências foram todas por porte de entorpecente (maconha). Um torcedor pagou multa de R$ 100,00, valor que será integralmente repassado ao Asylo Padre Cacique. Os outros quatro infratores terão de prestar 8 horas de serviços comunitários em um prazo de 30 dias. Os locais onde os serviços deverão ser prestados ainda não foram determinados.

As audiências foram presididas pelo Juiz de Direito Marco Aurélio Martins Xavier.

Competência
O JECRIM é responsável pelo atendimento de contravenções penais de menor potencial ofensivo que tenham ocorrido nos estádios de futebol em Porto Alegre, com pena máxima de dois anos, cumulada ou não com multa, como posse de drogas, arruaças, atos de vandalismo e violência e delitos de trânsito ocorridos antes, durante e após a disputa. Situações que configurem crime com pena superior a dois anos, como, por exemplo, lesões corporais graves, são processadas pela Justiça Comum. 

Número de casos
As audiências nos postos do Juizado nos estádios na Capital gaúcha já somam 640 atendimentos desde abril de 2008, sendo registrados 319 casos no Beira-Rio e outros 321 no Olímpico.

Comentários