Por um Grêmio no 3-5-2

Grêmio de 2001 deu destaque ao sistema
As boas atuações dos jovens Saimon, Neuto e, principalmente, Mário Fernandes, nas duas últimas partidas do Grêmio pelo brasileirão fizeram parte da torcida pedir a permanência dos três no time titular, mesmo com a recuperação de Gabriel, Lúcio e, mais futuramente, Rodolfo. No entanto, os dois primeiros são titulares de carteirinha e não deixarão o time. Sendo assim, a única solução que encontro e que agradaria à todos seria a adoção do esquema 3-5-2.

Penso que este sistema tático precisa contar com jogadores que se adequem às funções. Se não for desta forma, pode tornar-se o pior esquema de todos, pois sem os famosos alas, o time acaba ficando com apenas três jogadores no meio de campo, perdendo o principal setor para o adversário. No entanto, no caso do Grêmio, Gabriel e Lúcio são jogadores extremamente ofensivos, o que daria sustentação ao time.

Um fato que colabora ainda mais com a tese, é que Gilberto Silva tem um bom histórico atuando como zagueiro. Com ele atrás, exercendo a função de líbero e dando experiência à zaga, e Lúcio na ala, o recém chegado Marquinhos teria a oportunidade de jogar ao lado de Douglas e Rochemback.

Ao meu ver, o Grêmio no 3-5-2 teria: Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva e Saimon; Gabriel, Rochemback, Douglas, Marquinhos e Lúcio; Leandro e André Lima. Em minha opinião, um time superior ao campeão da Copa do Brasil em 2001, caso Leandro confirme o que se espera dele no ataque.

Comentários