Final do Campeonato Gaúcho tem nove ocorrências no Juizado Criminal, inclusive com presença de jogador


A final do Campeonato Gaúcho 2011 com o clássico Gre-Nal teve o registro de nove ocorrências no Juizado Especial Criminal (JECRIM). A partida de ontem (15/5), realizada no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, contou com o público de 45.995 pessoas e as sessões foram presididas pelo Juiz de Direito Marco Aurélio Martins Xavier.


Das nove audiências, duas foram sem transação penal, pois os torcedores já possuíam antecedentes. Nos outros sete casos (seis por posse de entorpecentes e um por desacato à autoridade), os torcedores aceitaram as penas aplicadas pela Justiça e terão que pagar multas em que os valores arrecadados serão destinados ao Lar Santo Antonio dos Excepcionais.

O jogador Índio, do Internacional, também foi conduzido até o JECRIM, ao final do jogo. Ele foi apontado como o responsável por ter atirado um tênis nas arquibancadas, mas as imagens das câmeras de segurança foram analisadas e não confirmaram qualquer ação do jogador contra a torcida do time adversário.

Competência
O Juizado Especial Criminal (JECRIM) é responsável pelo atendimento de contravenções penais de menor potencial ofensivo que tenham ocorrido nos estádios de futebol em Porto Alegre, com pena máxima de dois anos, cumulada ou não com multa, como posse de drogas, arruaças, atos de vandalismo e violência e delitos de trânsito ocorridos antes, durante e após a disputa. Situações que configurem crime com pena superior a dois anos, como, por exemplo, lesões corporais graves, são processadas pela Justiça Comum. 

Número de casos
As audiências nos postos do Juizado nos estádios na Capital gaúcha já somam 586 atendimentos desde abril de 2008, sendo registrados 296 casos no Beira-Rio e 290 no Olímpico.

Comentários