Parabéns ao maior campeão da década

Inter, aos 102 anos, já conquistou tudo
O Sport Club Internacional completa 102 anos de história nesta segunda-feira, dia 4 de abril. Neste pouco mais de um século de vida, o clube colorado conquistou todos os títulos possíveis e passou a ostentar com orgulho e legitimidade a chancela de ‘Campeão de Tudo’. Porém, em outros tempos não era assim....


Nascido no final da década de 80, sou da geração que viu o rival do Inter conquistar praticamente tudo que disputava. Quando não ganhava, chegava perto, enquanto o colorado sempre era coadjuvante. Vi o Inter perder um gauchão para o "banguzinho" do Grêmio, Copas do Brasil para times como Londrina, América Mineiro e Ceará. Assisti também, em um Beira-Rio lotado, o Juventude passear e enfiar 4 a 0, tirando do Inter o direito de disputar a final contra um fraco Botafogo. Vi ainda dois "quase" rebaixamentos, quando o Internacional foi salvo na última rodada, contra Palmeiras em 99 e Paysandu em 2002. Portanto, assisti a decadência de um clube que era enorme na década de 70. Cresci vendo turmas de 40 alunos, com 4 ou 5 colorados. Na hora do recreio, gremistas tinham de virar a casaca, para sair jogo.

 Porém, os tempos mudaram. Hoje posso dizer que assisti ao colorado conquistar o mundo. Vi o Inter vencer o Barcelona, de Ronaldinho, ganhar duas libertadores em 4 anos, sendo uma delas contra o gigante São Paulo, além de uma Copa Sul-Americana, onde é o único brasileiro a tê-la vencido, e uma Recopa Sul-Americana. Além disso, acompanhei o surgimento de craques como Lúcio, Rochemback, Nilmar, Rafael Sóbis, Pato, Damião, entre tantos outros.

O maior vendeor da década comemora 102 anos de títulos, reconhecimento e evolução
O crescimento do Internacional foi contínuo desde a sua fundação, em 1909. Muitos foram os times vitoriosos em diferentes épocas. O Rolo Compressor, nos anos 40, a máquina da década de 70, que ergueu três vezes a taça de campeão brasileiro, e mais recentemente as equipes de 2006, 2007, 2008 e 2010, que conquistaram o Mundial, a Recopa, a Copa Sul-Americana e duas vezes a Libertadores da América. Os anos 2000 foram tão gloriosos que o Inter foi inclusive apontado como o melhor da década, em ranking do jornal Folha de São Paulo.

Parabéns Inter, ou melhor, parabéns aos colorados de todo o universo.

Comentários