1º ou 2º: afinal, o que é mais vantajoso?

Após quatro rodadas já é possível fazer um prognóstico para a próxima fase da Libertadores da América. É claro que devemos levar em conta que algumas equipes, como por exemplo, o Internacional, tem um jogo a menos e, por consequência, poderão melhorar ou piorar sua posição entre os 16 classificados.

Caso a primeira fase se encerrasse agora, o Grêmio, em 2º no Grupo 1, enfrentaria o Caracas, 1º do Grupo 4, e o Inter, 1º do Grupo 6, pegaria o América-MEX, 2º do Grupo 3. Atualmente, o Colorado é o 4º melhor entre os primeiros de cada grupo, e o Tricolor, o 2º entre os segundos.

Confira os confrontos das oitavas, em simulação após quinta-feira:
Junior Barranquilla x Universidad Católica
Cruzeiro x Cerro Porteño
Libertad x San Martín
Inter (decide em casa) x América-MEX
Argentinos Juniors x Godoy Cruz
LDU x Emelec
Caracas x Grêmio (decide fora de casa)
Colo-Colo x Estudiantes

O que é melhor, no momento?
Analisando os confrontos, pode-se dizer que, pelo menos por enquanto, ficar em segundo lugar está sendo mais vantajoso. Sob um olhar objetivo, o tricolor teria um adversário teoricamente mais fraco, um time venezuelano. Já o colorado, jogaria contra os mexicanos do América, que bateram, inclusive, o Fluminense, atual campeão brasileiro.

Ficando em primeiro lugar nos grupos, as equipes da Libertadores correriam o "risco" de enfrentar equipes tradicionais como o Cerro Porteño, Grêmio e Estudiantes. Já os "secundários", poderiam ter a "sorte" de encontrar pela frente Junior Barranquilla, Libertad, Argentinos Juniors e Colo Colo, clubes e times inferiores aos citados anteriormente.

Isso se explica pelos chamados "grupos da morte", onde três ou quatro equipes de porte disputam as duas vagas, "destruindo-se" entre si. Já nos grupos mais fracos, equipes grandes abrem grande vantagem, desequilibrando tecnicamente a competição.

Comentários