Bronze que vale ouro para Eduarda Vaz

Jonne Roriz/Exemplus/COB
Canoas - Atual número um do mundo Sub-18, a canoense Eduarda Vaz colocou o Brasil no pódio dos Jogos Olímpicos da Juventude. Ela ficou com o bronze na categoria meio-pesado (78kg), em Buenos Aires (ARG). Duda recuperou-se da queda na semifinal para a alemã Raffaela Igl e derrotou a equatoriana Edith Ortiz.

Ela estreou nas quartas de final com vitória por waza-ri sobre Omaria Ramirez, da República Dominicana.

“Com esse bronze eu mantive a força das mulheres judocas que sempre trazem medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude. Queria agradecer a todo mundo que torceu, que participou, que correu junto comigo, que me incentivou. As pessoas que conheço e que não conheço, agradeço a todo mundo de coração. Essa medalha é nossa”, comemorou Eduarda.

O bronze conquistado por Eduarda Rosa em Buenos Aires foi a terceira medalha do judô brasileiro em Jogos Olímpicos da Juventude. A modalidade subiu ao pódio em todas as edições realizadas até aqui. Em 2010, Flavia Gomes (57kg) foi prata em Cingapura e em 2014, Layana Colman (52kg) foi campeã em Nanquim. Duda representou o Brasil no feminino. No masculino, foi João Santos, que ficou em 7º. Ambos treinados por outro canoense, Douglas Potrich.

Elogios

"A Eduarda é uma atleta que vem sendo trabalhada nas categorias de base da CBJ há cerca de três anos. Só neste ano, ela participou de etapas do Circuito Mundial Juvenil na Croácia, República Tcheca, Polônia, além de treinamentos de campo nacionais e internacionais no Japão com a seleção principal e na Tunísia pelo programa dos Jogos Olímpicos da Juventude. Ela teve resultados consistentes ao longo dos últimos dois anos com esse investimento e, com isso, conquistou a classificação para Buenos Aires como número um do mundo. Esse resultado coroa o trabalho integrado entre seleção, COB, Federação e clube", avaliou Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da CBJ.

Comentários