Vieirão, a nova casa das Gurias Gremistas

Gravataí - Desde o dia 1º de abril, seis meninas do time principal do Grêmio têm Gravataí como endereço. Buscando valorizar as gurias, o Tricolor buscou um local exclusivo para que elas possam conviver, treinar, concentrar e jogar. E a escolha foi pelo Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí, um velho conhecido das Gurias Gremistas, que já fizeram diversas partidas no local.

Nas instalações do Cerâmica Atlético Clube, as jovens obedecem á regras de convívio. Fazem a própria comida, treinam, praticam exercícios na academia e ainda contam com opção de lazer. A parceria deve durar, no mínimo, até dezembro, segundo a diretoria tricolor. Com capacidade para 8 mil torcedores, o Vieirão possui grama com certificado internacional. A estrutura conta com academia, sala de apoio, dois vestiários, alojamentos, cozinha equipada e escritórios.

“Agora temos uma estrutura dedicada exclusivamente a elas e oportunidade de crescer ainda mais. As atletas terão mais tempo de trabalho e isso vai oportunizar que suas potencialidades apareçam e cresçam junto com elas. Será um ano de muito trabalho e amadurecimento. Foi dado um pequeno passo para que se faça uma grande equipe de futebol feminino”, diz Yura, diretor do departamento e ex-atleta do Tricolor.

PARCERIA EXALTADA 

Yura exalta a ajuda do presidente Romildo Bolzan, no apoio à modalidade, e à toda diretoria, assim como o CEO do Grêmio, Carlos Amodeo, funcionários do Grêmio, e ao presidente do Cerâmica, Décio Vicente Becker, ex-conselheiro do Grêmio, pela parceria.

O primeiro jogo das gurias na nova casa já tem data marcada. Será diante do Duque de Caxias, em duelo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro A2, no dia 2 de maio, às 15 horas.

Taba fala da convivência

A volante Elisandra Guerra, a Taba, é uma das seis meninas que, desde o dia 1º de abril, tem no Vieirão a sua casa. Natural de Alegrete, aos 28 anos ela já morou em diversos lugares desde o início da carreira, que começou no Juventude, passou por Santa Catarina e teve uma parada, até retomar, no Grêmio.

Ela participou do Campeonato Brasileiro e o Gauchão do ano passado, quando o Tricolor retomou o departamento após muitos anos desativado. Ela nos contou como está sendo a rotina em Gravataí. “Os treinos com o grupo completo acontecem à noite. No entanto, temos o campo e a academia para treinarmos durante o dia”, explica.

Como em toda convivência, há regras a serem respeitadas para que todos vivam felizes. Taba conta que as meninas são bastante organizadas, para manter a casa em ordem. “A alimentação é realizada por nós mesmas. Acordamos, tomamos café da manhã, treinamos na academia e depois almoçamos. Depois do descanso, usamos o campo na parte da tarde para trabalhos específicos. Depois do treino noturno, jantamos”, destaca.

Além disso, as garotas têm à disposição uma sala ampla de televisão para lazer. Além de Taba, estão no alojamento: Rafaela, Gabrielle, Andressa, Tayane e Renata.

Longa trajetória nos gramados 

Taba tem muita história para contar, dentro e fora dos gramados. A meio-campista, que se espelha em Arthur e Ramiro, do time masculino do Grêmio, iniciou a carreira de jogadora de futebol aos 16 anos, no Juventude, de Caxias do Sul. Depois, jogou em outros clubes do Estado e participou de competições em Paraná e São Paulo.

Então, passou a se dividir entre o campo e as quadras, jogando futsal. Até que, devido às dificuldades financeiras oriundas da falta de apoio ao futebol feminino, Taba optou por estudar. Se formou em Administração e jogava só de forma amadora.

Mas, em 2017, ela recebeu o convite de atuar pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro e largou o trabalho que tinha em Blumenau (SC) para voltar ao Rio Grande do Sul. Morou até o final do ano em uma casa alugada pelo clube em Cachoeirinha e depois na casa dos pais, em Alvorada, antes de se instalar nas dependências do Vieirão, no início do mês.

Fotos: Jéssica Maldonado | Grêmio

Comentários